Fé Como Dom de Inteligência

O Matemático e Filósofo Blaise Pascal

O que é fé? Logo vem à cabeça a citação  de Hebreus, fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Bem, creio que as Escrituras nessa passagem não faz uma afirmação cabal como se esgotasse o assunto, fé também é isso. Gosto de pensar como o grande cristão Blaise Pascal que fé é um dom de raciocínio, e partindo dessa afirmação podemos tirar várias conclusões.

Hoje em dia se fala muito de vários tipos de inteligência, como a inteligência emocional para se dar um exemplo. A fé é um tipo de inteligência que somente os salvos possuem e há vários graus dessa inteligência. O pedido para que o Senhor nos aumente a fé, é um pedido para que Ele nos aumente a nossa inteligência espiritual. Esse dom de raciocínio também poderia ser chamado de dom de discernimento.

Leia,  Salmos 119. 98-99: ” Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque  aqueles, eu os tenho sempre comigo. Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos”. Nos é dado o discernimento, isto é, a fé, mas a maneira como acrescentamos fé a nossa fé é por meio dos testemunhos do nosso Deus, a Bíblia.  Há outra maneira como Deus nos acrescenta fé a nossa fé, esta seria pelo meio experiencial: provações de todos os tipos. Mas o meio comum seria as Escrituras, a experiência é apenas um complemento. Desde cedo sempre tive a sensação de discernimento das coisas de Deus, era como se eu visse algo que para outros não estava tão claro ou  mesmo encoberto. Adiante posto mais reflexões sobre o tema.

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

