Pressupostos Determinantes

Passou o tempo em que eu discutia sobre as minhas crenças Reformadas(calvinistas) distintas. Como Spurgeon creio que o calvinismo é o apelido para o evangelho mais bíblico, o evangelho dos apóstolos, ensinado por Cristo. Não que eu creia que não haja falhas no sistema calvinista, eu sei que há, noutro dia vou refletir sobre isso.

Ano passado num fórum de discussão teológica discuti algumas coisas com alguns arminianos. Logo, vi que somente os textos bíblicos não seriam capazes de dobrá-los. Pensei na questão da sinceridade, eles eram sincero e eu também. Então, cheguei à conclusão que as nossas pressuposições dirigiam nossa interpretação do texto.  Pressuposições é outro nome para preconceitos.

Os preconceitos do calvinista são geralmente a vontade de dar toda a glória a Deus, todo o poder(soberania), isto é bem exposto nos solas da Reforma: Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Gratia, Sola Christus e Soli Deo Gloria. Para o calvinista ter um Deus mais condizente com as Escrituras é mais importante que igreja cheia. Uma vez cheguei a alguns pastores e perguntei qual é a razão maior do evangelho, eles me disseram altissonante, salvação de almas! Para um calvinista não, para um calvinista é a glória de Deus! Há almas salvas porquanto isso é para a glória de Deus. Esta é a diferença essencial entre o calvinista e o arminiano e congêneres.

Deixe um comentário

