O Homem é Mau

Um dos textos das Escrituras que no começo de minha vida evangélica me intrigava muito é aquele de Mateus 7.11 “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” O que me deixava confuso era a palavra mau, eu pensava, Cristo generalizou aqui… Sim, eu concordo que há pessoas más, mas algumas, o homem por natureza é bom. Há exceções. Ficava eu a matutar…

Na literatura secular há muito os pessimistas tem a ideia de que o homem é um ser degenerado, mas essa maldade sempre é o outro, como na frase de Sartre ” o inferno são os outros”.  A Bíblia mostra o homem como tendo um coração desesperadamente corrupto.  É possível ver por toda a Bíblia o lamento dos santos por seus pecados, nem os santos  escapam da maldade. Parece contradição, mas não é. O crente tem um novo coração mas ainda há pecado, ainda há maldade para com o próximo, contra si mesmo e contra Deus.

O homem é depravado, não há quem faça o bem, cada um se desviou pelo seu caminho. Negar isso é negar um grande ensino bíblico, a razão de muitos defenderem uma limitação na soberania de Deus é a simples razão que eles crêem que o homem é um ser não tão mau assim, só precisa de um conselho, de melhoras sociais. Ao mesmo tempo que negam o total depravação humana desonram a Deus quando não crêem que Ele é um Deus misericordioso para fazer a sua vontade como bem Lhe aprazer e ainda assim fazer com todo amor, porquanto ele é um Deus de amor. Ele é a verdadeira definição de amor. Ninguém ama a ponto de dar sua própria vida pelos seus inimigos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s