Reformado ou Predestinista?

Crer em uma doutrina da predestinação não faz de ninguém um Reformado, Pascal e os seguidores de Jansênio, Agostinho, Tomás de Aquino criam e não eram Reformados, mas católicos. A soteriologia Reformada vai além da doutrina da predestinação e eleição, aliás, a doutrina Reformada é mais do que soteriologia.

É claro o termo reformado é um termo bastante controverso, mas o que tenho em mente é o significado do mesmo de acordo com a Reforma Protestante. Quando Lutero desligou-se de Roma, a cristandade ocidental ficou dividida assim: protestantes e  católicos, com o passar do tempo, surgiu a cisão do grupo protestante entre Reformados e Luteranos, a razão principal não foi por causa da soteriologia mas por causa da presença de Cristo na ceia, todos os protestantes, nesse ínterim, eram monergistas. Lutero e Zwinglio não chegaram a um acordo quanto a  questão da presença de Cristo no Pão. Isto sucedeu antes de Calvino, salvo engano, antes dele mesmo se tornar protestante.  Calvino seguiu a Zwinglio e Lutero no Monergismo, já no assunto ceia, preferiu evitar os extremos.

Com a morte de Lutero houve uma afastamento gradual dos luteranos, na questão da soteriologia, dos reformados.  Melanchton apesar de no início seguir Lutero, afastou-se da soteriologia do mestre mas não sem muita oposição e controvérsia, talvez o seu maior opositor tenha sido o gigante Matthias Flacius além de outros nomes importantes na igreja Luterana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: