Resoluto e Sempre se Reformando

Legenda: “Você não acha que está um pouco velho para isso?”

Como visto, mudei o nome do blog que agora se chama Jovem Resoluto e Reformado, título do livro de Collin Hansen, jornalista Reformado da Christianity Today,  e do blog do Kevin DeYoung, jovem teólogo Reformado. Estou postando aos poucos uma série de pequenos textos de Mark Driscoll que nada mais são que partes selecionadas do seu novo livro Doctrine e de vez em quando também posto alguma coisa de Tim Challies, escritor de um dos blogs mais lidos da blogosfera evangélica em inglês. O subtítulo do nosso blog fica por conta de um título de uma obra do teólogo inglês John Gill, onde analisa todos os versículos da Bíblia que dão alguma ideia de arminianismo. E você já deve saber a qual conclusão ele chega, né…

Por um tempo, estarei não muito assíduo nas postagens do blog, pretendo fazer ao menos duas postagens por semana, devido aos estudos. Mas na medida do possível duas postagens, na maior parte, traduções. Ainda assim, corro o grande risco de em alguns dias postar coisas além da conta. Às vezes a gente surta dos estudos e fica meio desnorteado. Quando me acontecer isto, ficarei no blog.

Meu nome é Emerson, natural de Rio Branco/AC. Moro em Porto Velho/RO. Nascido em família evangélica pentecostal(Assembléia de Deus). Embora de nascimento pentecostal, não pareço muito com os pentecostais, muito menos com os neopentecostais. Não tenho nenhum tipo de inimizade para com os pentecostais, já a teologia da prosperidade… simplesmente odeio, e qualquer tipo de autoajuda. Gosto do vigor ingênuo dos pentecostais,  acham que em cem anos descobriram o poder de Deus. É estou muito longe da vertente pentecostal.

Minha soteriologia é calvinista, a maioria dos pentecostais tem algum tipo de arminianismo, a grosso modo. Apesar de calvinista, ainda tenho muitas lacunas no meu calvinismo. Por exemplo, ainda não pensei se sou Infra ou Supralapsariano. Mas opto pelo calvinismo porque para mim o calvinismo é tanto meu estimulante quanto a minha forma de ler a Bíblia. Antes que alguém indague por que eu não fico com a Bíblia apenas e deixe as ideias preconcebidas dos homens de lado. Respondo, o conceito de ir a Bíblia sem nenhuma ideologia anterior para conceber o que lemos nas Escrituras é, no mínimo, uma idéia inocente além de incoerente. Até o conceito de que a Bíblia é a palavra de Deus depende de duas fontes, a Bíblia e seu testemunho, ou seja, o que ela diz de si mesma, como a minha ideia de que estou diante de um livro fora do normal, divino.  Ou seja, o meu conceito de que a Bíblia é a palavra de Deus inspirada, depende tanto de seu testemunho quanto do testemunho do Espírito no meu interior, quanto ao qual dos dois vem primeiro, aí, penso estar diante da mesma pergunta: quem vem antes, o ovo ou a galinha? E como se diz o que não tem solução, já está solucionado.

Minha pneumatologia ainda está em formação, gosto muito do entendimento de Lloyd-Jones quanto a isto. Ainda assim tenho uma pneumatologia aberta, ou seja, aberta ao estudo.

Quanto à escatologia, sinto atração pelo amilenismo, descarto qualquer tipo de dispensacionalismo e acho o pós-milenismo interessante, mas muito bom para ser verdadeiro. Ainda assim, defino-me em escatologia como uma escatologia semi-aberta com inclinações amilenistas.

Em eclesiologia, apesar do movimento que está a surgir nos Estados Unidos que é do pessoal que acha que congregar em igreja local é coisa do passado, como no livro Por Que Você Não Quer Mais Ir à Igreja. Acho a ideia o cúmulo, mas me arrepio que por mais que eu não concorde com a ideia eu sou um praticante da mesma. Qualquer leitor assíduo da Bíblia sabe que a igreja local é algo necessário segundo as Escrituras: “Não deixeis de vos congregar como o costume de alguns”. Voltando ao meu pensamento sobre eclesiologia, penso que o presbiterianismo e o congregacionalismo tem me atraído cada um ao seu modo. Quanto à uma denominação que sinto atração estão a IPB e a IPCB, também me sentiria atraído por alguma igreja congregacional independente e ainda por uma episcopal, não sou muito chegado ao governo episcopal, mas gosto do culto mais formal, talvez a minha heresia… Pretendo resolver no começo do segundo semestre essa questão de qual igreja irei me congregar, acho que irei optar pela IPB do Rev. Ewerton Tokashiki, uma ótima pessoa e pastor.

Finalmente, ufa… disse que minha soteriologia era calvinista, mas não se engane calvinismo não é somente soteriologia, mas isto a gente rumina noutro dia. Abraços.

Anúncios

3 comentários em “Resoluto e Sempre se Reformando

  1. Oi Emerson, muito bom seu blog. e ler seu testemunho também.

    quanto à escatologia tenho a mesma sensação que você. mas fico pensando que o Evangelho também parecia ser bom demais pra ser verdade, mas é verdade. quem sabe o pós também não é assim? hehehe

    no que precisar pra tirar dúvidas e tal, estamos aí

    Gostei de encontrar material que a gente não acha tão facilmente na net. queria até saber se podemos publicar de vez em quando no iPródigo hehehehe

    Deus te abençoe

    um abraço

    Josa

  2. Caro Emerson
    Sou grato pelo seu elogio. Se quiser, podemos conversar pessoalmente, e andar juntos, mesmo que decida não congregar conosco. Tenho orado e trabalhado pela Reforma do evangelicalismo portovelhence, toda força que pudermos unir para este fim será proveitosa.

    No temor do Senhor,
    Pr Ewerton B. Tokashiki

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s