O Pentateuco como Fundamento da Bíblia Inteira

Por ESV Study Bible

O Pentateuco não é simplesmente o início da Bíblia, ele também é o fundamento da Bíblia. Ele serve para orientar o leitor a ler o restante da Bíblia à medida que se desenvolve a história. Ele introduz as promessas chaves  que mostram os propósitos de Deus na história e coloca o alicerce para vinda de Cristo. Seu pensamento teológico e princípios éticos comunicam de tal modo aos livros subsequentes da Bíblia que os demais assumem seu recurso e autoridade para avaliar a ação e o caráter das pessoas. Estes pontos são ilustrados brevemente abaixo:

1. Orientação: O início de um livro do conjunto estabelece o tom e dá a pista sobre a perspectiva do autor. Gênesis faz isto ao explicar ao mundo politeísta antigo que o mundo foi criado e é controlado por um único Deus, não por uma multidão de deuses e deusas concorrentes. Similarmente isso é falado ao leitores de hoje. Os quais são essencialmente ateístas (quer consciente ou inconscientemente): Mostrando-lhes o que significa crer que por trás de todos os fenômenos e leis da ciência há um todo-poderoso, Deus amoroso a controlar todos os acontecimentos.

2. Os Propósitos Divinos: O Pentateuco mostra-nos a intenção de Deus para Sua criação ao descrever como o mundo era bom ao serem criados o primeiro homem e mulher no jardim do Éden. Seu pecado impediu o programa divino, mas não o derrotou. Mais tarde Deus chama Abraão e promete-lhes descedentes, terra, e o mais importante de tudo, abençoar por meio deles todas as nações. Estas promessas são mais completamente desenvolvidas mais tarde nos livros do Pentateuco.

3. Teologia e Ética: O Pentateuco nos dá a visão do caráter e padrões éticos de Deus. Esclarece tanto Sua benevolência como Sua justiça. Deus se preocupa com a raça humana, criando o homem a Sua imagem e semelhança, providenciando-lhes alimentos e protegendo a vida humana de assalto violento. Embora ao mesmo tempo exija comportamento moral: da guarda do descanso à recusa do adultério ou roubo. História de punição: do dilúvio ( Gênesis 6-9) ao bezerro de ouro ( Exôdus 32) demonstram o risco de desconsiderar os padrões divinos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s