Miscelânia

Estou sem ler ultimamente. Algo que me angustia muito. Diversão e passatempo que mais gosto. Uma inflamação conhecida por blefarite que irrita minha vista e deixa-a supersensível. Estou muito triste, mas conformado. Tenho muita coisa para ler. Livros para estudar para concursos públicos, além dos meus livros de teologia, minha paixão. No entanto, estou impedido.

Desde criança quando me viciei em gibis, tenho o costume de ler e colecionar. Naquela época eu tanto lia gibis como os colecionava. Hoje, o mesmo ocorre com os livros, quando gosto de algum autor, quero todos os seus livros. O dinheiro nem sempre ajuda, esta é uma razão por que estou a estudar para um concurso que me remunere melhor. Trabalho no judiciário do Estado de Rondônia, mas nossos salários estão extremamente defasados, não há nenhum tipo de incentivo para os servidores. Todo dinheiro é para a magistratura, para estes teto, para os servidores: piso. Estou muito descontente e como cristão que sou penso que não posso trabalhar num local descontente, devo trabalhar da melhor forma que eu puder, como se fosse para o Senhor. Mas se eu puder me unir com quem me pague melhor, valorize, por que não…

Quando comecei o blog, foi meio sem querer querendo. Achava interessante, mas ao mesmo tempo trabalhoso. Com o passar do tempo, tirei a conclusão, eu estava certo. Mas é muito compensatório saber que de alguma forma você está a colaborar com uma revolução no meio do povo de Deus. Porque é isso que a fé Reformada é, uma revolução. Os inimigos da fé Reformada não querem ver, eles vão fazer tudo para não ver, mas de vez em quando eles terão de dar o braço a torcer, porque estará muito escancarado, haverão de reconhecer, por mais que não concordem com a fé Reformada, por mais que eles digam que a fé Reformada leva ao ostracismo, não será bem assim a realidade que verão. No Brasil há no mínimo 20 milhões de pentecostais e neopentencostais. Responda-me se for capaz, se tivéssemos 20 milhões de calvinistas e neocalvinistas, o Brasil estaria passando por uma revolução. Veja a Coréia do Sul, se fala muito do pentecostalismo da Coréia do Sul, mas não se diz que é minoria, apesar de em Seul ter a maior igreja pentecostal, o protestantismo coreano é maioria Reformada.

O problema não é o pentecostalismo, é o sinergismo pentecostal. A história eclesiástica mostra-nos que as igrejas descendentes da Reforma que adotaram alguma forma de sinergismo não demoraram muito para adotar alguma forma de heterodoxia, tipo: arianismo, universalismo, socianismo(o teísmo aberto de antigamente), por fim, o liberalismo e a morte. Então, o pentecostalismo não é o problema, reafirmando: o problema é o sinergismo. Hoje há os novos calvinistas que na sua maioria poderia ser descritos como “pentecostais” ou “renovados” como queiram, entre eles estão: John Piper, Wayne Grudem, Mark Driscoll, C.J. Mahaney e muitos outros, e também poderíamos colocar o falecido Dr. D. M. Lloyd-Jones no meio deles, porquanto Lloyd-Jones era categórico ao atribuir aos que negavam uma obra adicional do Espírito pós conversão como culpados de “extinguir o Espírito”.

Eu não sou pentecostal. Mas tenho meu umbigo enterrado numa igreja pentecostal. Nasci numa AD, meus pais me levavam a contragosto, todos os domingos e às vezes dias de semana, nem que fosse apenas para dormir nos bancos. Eu agradeço a eles por isto. Sei que alguns tradicionais, se é que existe isso ainda hoje, não compreendem muito bem o que é ser pentecostal, mas eu sei, eu nasci lá, e nasci duas vezes.

Abraços.

4 comentários em “Miscelânia

Adicione o seu

  1. Olá Resoluto. Estou passando o mesmo dilema. Moro em Brasilia e estou na luta por uma colocação profissional melhor. Estou estudando para concursos, mas me dá uma vontade de ler teologia. Estou com a série do Dr. David Wells que analisa a situação da igreja hodierna. Comprei quase todos. E eles estão me chamando para ler, mas tenho que me debruçar no direito constitucional e administrativo, lei 8.112, português e raciocínio lógico. Não vejo a hora de passar e me deliciar com a literatura teológica. Um abraço.

    1. Acredito que o senhor está também se preparando para concursos na área judiciária federal. Eu estou me preparando para TRE, TRT, MPU e Justiça Federal. Mas comecei agora, e já tracei minha meta, um ano e meio de estudos, daqui até o final de 2011. Sendo que em 2011 terei 3 meses de licença prêmio e 2 de férias.

  2. Ah, Paulo, é o seguinte é que a Assembléia de Deus fez parte tão cedo de minha vida que é como se tivesse sido minha maternidade. Também pelo fator insistente de meus pais me levarem para o culto, mesmo a contragosto, ou somente para dormir nos bancos. E o segundo nascimento é que nasci de novo lá. Obrigado pela visita.

    Abraços.

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

