Pregar o Evangelho ou Moralidade?

Por C.H. Spurgeon

Em nenhum lugar Paulo disse que pretendia moralizar os homens. O evangelho é que promove a moralidade. Quando alguém é salvo, eleva-se moralmente, cresce em santidade. Mas visar primeiro a moralidade é errar totalmente o alvo. E ainda que o atingíssemos – o que nos é impossível – não teríamos atingido aquilo para que o fomos enviados ao mundo. A experiência do dr. Chalmers é de grande utilidade para aqueles que crêem que o ministro cristão deve pregar unicamente moralidade. Diz ele que em seu primeiro pastorado pregou moralidade e não viu surgir benefício nenhum das suas exortações. Todavia, tão logo começou pregar a Cristo crucificado, houve murmúrio, agitação e muita oposição, mas a graça prevaleceu. Quem quer aspirar aromas deve cultivar flores. Quem quer promover moralidade deve tratar de conseguir a salvação dos homens. Quem deseja que um cadáver se mova deve antes procurar que tenha vida, e quem deseja ver uma vida bem ordenada, primeiro deve desejar a renovação interior operada pelo Espírito Santo. Não devemos contentar-nos em ensinar aos homens os seus deveres para com os seus semelhantes, ou mesmo o seus deveres para com Deus. Isto poderia ser suficiente para Moisés, não porém para Jesus Cristo. A lei veio por Moisés, mas a graça e a verdade por Jesus Cristo. Ensinamos aos homens o que dever ser, mas vamos muito além disso. Pelo poder do evangelho, aplicado pelo Espírito Santo, fazemos com que sejam o que devem ser pelo poder do Espírito de Deus. Não colocamos diante dos cegos  as coisas que eles deviam ver, mas abrimos os seus olhos em nome de Jesus. Não dizemos aos cativos quão livre deviam ser, mas abrimos diante deles a porta e arrancamos os seus grilhões. Não nos contentamos em dizer aos homens o que eles devem ser, mas lhes mostramos como se pode obter este caráter, e como Jesus Cristo dá de graça tudo que é necessário para a vida eterna a todos os que venham a Ele e nEle ponham a sua confiança.

* O CONQUISTADOR DE ALMAS  pág. 186-187 – C.H. Spurgeon – PES – Compre na www.erdos.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: