Institutas

Estou com uma semana de folga do meu trabalho, um brinde que minha chefe me dá todo final de ano, resolvi fazer alguma coisa interessante, estou lendo As Institutas na versão da UNESP, a seguir um resumo do que li até agora, estou ruminando o livro, sem pressa para terminar, Calvino foi um sábio mesmo, só quem pega a tarefa de lê-lo é que sabe, segue o meu resumo:

Conforme Calvino há em todo ser humano um senso da divindade “que é uma compreensão de deidade, da qual, renovando com frequência a memória, instila de tempos em tempos novas gotas, para que, quando todos, sem exceção, entenderem que há um Deus e são sua obra, sejam condenados, por seu próprio testemunho, por não o cultuarem e não consagrarem à própria vida à vontade d’Ele”. Ainda que esta compreensão não seja perfeita ela deixa os homens indesculpáveis perante Deus “Está inscrito no coração de todos um sentimento de divindade”.

Ademais, há o testemunho exterior a nós, a saber, a criação de Deus, a natureza. Deus qual artista deixou de modo marcante sua assinatura na criação, desse modo ainda mais deixa indesculpável todo homem. Ainda assim, estes sinais interior e os exteriores podem ser e são distorcidos pela natureza caída humana a ponto do homem ao ver as estrelas do céu em vez de adorar o Criador, adora a criatura, famigerada mãe natureza.

Então, Calvino nos leva a seguinte reflexão: Se os sinal interior e os exteriores não são suficientes para levar o homem a um conhecimento seguro de Deus, logo se faz necessário um regra infalível que o assegure. Assim, é estabelecido a Palavra de Deus que é o Seu testemunho escrito.

http://www.editoraunesp.com.br/titulo_view.asp?IDT=1044

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: