Teologia da Aliança

Há um assunto que devo estudar bem, aliás, toda pessoa que almeja compreender sua fé Reformada que é a Teologia da Aliança, Há um bom livro O Deus da Promessa de Michael Horton que introduz o assunto de forma bastante salutar. Um excerto dele:

Por natureza os seres humanos sabem que ofenderam a amizade e a comunhão de Deus. Tudo isso pressupõe um relacionamento original que foi quebrado. De acordo com Cocceius, sabemos que essa é uma verdadeira aliança devido (1) à consciência (Rom 2.15), (2) ao anseio pela vida eterna, (3) aos “benefícios diários e contínuos pelos quais o homem é instado a buscar o seu Criador e Benfeitor e amar, glorificar e agradecer a ele”. Todo ser humano é côncio, não só da existência de Deus, como também dos justos mandamentos de Deus, que ele (o ser humano) suprime em injustiça. De onde veio essa consciência? Como uma obrigação em relação a uma pessoa pode existir se não houve relacionamento anterior, e como alguém pode ser julgado – até mesmo condenado, sem que houvesse uma lei específica que ele tenha conscientemente quebrado?

Porém, a Escritura em nenhum lugar pressupõe um conhecimento universal do evangelho. A lei é universal porque é natural: estamos simplesmentes “ligados” nela. Ela nos pertence pela natureza, na criação, enquanto o evangelho é o anúncio de boas-novas no evento da transgressão. Ele tem de ser pregado, enquanto a lei já pertence à consciência de cada pessoa. Portanto, o relacionamento original da humanidade com Deus é de lei e amor, não de graça e misericórdia.

Teologia da Aliança – Michael S. Horton – http://www.editoraculturacrista.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: