Meu Amigo Valia Uma Missa Só Para Ele

Dia 16 de junho fui à missa. Após a morte de um amigo, fui ser solidário com a família numa missa de sétimo dia. Como nunca havia ido a uma missa. Observei tudo. A duração foi de uns quarenta minutos. Fiquei um pouco surpreso porque a missa não era só missa de sétimo dia, nem era apenas para o meu colega, naquele dia estava havendo umas três missas de sétimo dia. E mais uma dúzia de missas de ações de graça. Pensei, é por atacado o negócio aqui.

Achei algumas similaridades com os cultos evangélicos. Tipo a maneira de ofertar, oração de confissão de pecados e aquele famoso saude o irmão que está do seu lado, algo que eu não gosto pois sou tímido e tenho medo de germes. As pessoas bem centradas ao que o padre falava. O discurso ou o sermão do padre até relativamente bom, leituras da Bíblia e por fim a eucaristia. Só fiquei com um pé atrás porque o padre bebeu o vinho sozinho… Coisas inexplicáveis da igreja romana.

Gostei da leitura do Credo Apostólico. Só não gostei da santa Igreja católica, pois como o padre falou, muitos estão atrás do novo, de um carro novo, de uma igreja nova, esquecendo da igreja que Jeus fundou, bem se Jesus fundou, eu queria os nomes dos que a afundaram. Apesar das críticas, vi coisas boas na igreja romana, eu estava numa catedral, então, tudo muito bonito, obras de artes por todo o lugar, não sabia se olhava para as imagens ou prestava atenção ao padre. O bom de tudo isso é se você não concordar com o padre, o visual do lugar não faz você perder todo o tempo e a família do morto ainda fica agradecida. Agora, os da igreja romana podem não saber nada de nascer de novo, mas pelo menos eles tem cuidado com o local de culto, para dizer que não falei das flores, digo, obras de arte.

Anúncios

3 comentários em “Meu Amigo Valia Uma Missa Só Para Ele

  1. Caro Emerson,
    Estes dias, estava comentando em um estudo bíblico sobre este assunto. O cuidado que deveríamos ter na construção. Algo que temos perdido, pois hoje em dia, você é capaz de entrar em igrejas que mais se parecem com salão de festas de Associação de Bairro, mal cuidado.
    Concordo contigo… os prédios da ICAR mantêm um padrão muito bom de local religioso.
    Abordei este assunto ao demonstrar que o Espírito Santo, na construção do tabernáculo, atribuiu arte à sua construção!
    OUtro aspecto interessante do seu post. Estes dias, minha família foi a uma missa de ação de graças pelo aniversário de uma pessoa muito querida da família. A coisa foi exatamente como isto que você disse: por atacado… tinha missa para umas quarenta pessoas no mesmo momento. E, um detalhe, tudo pago!!!

    1. meu caro amigo, sou desta opinião, quando eu desconheço algo, eu não comento, procuro aprender com quem sabe, para só depois comentar algo a respeito, voce pelo jeito não pensa como eu, ja vai comentando o que vem na cabeça, sem um prévio conhecimento, o que voce sabe sobre a santa missa, pelo jeito nada, o que voce sabe sobre a fé católica, pelo jeito muito pouco ou nada, então meu amigo vai se informar, para depois comentar algo… se quiser vou te dar uma dia comece pelo catecismo da igreja católica , ali está toda a doutrina…. fica com Deus. e repense a sua fé…..

  2. meu caro amigo, sua resposta á missa de sétimo dia são proprias de um bom protestante, que foi provavelmente um péssimo católico, como um péssimo católico vai ser provavelmente um bom protestante, a sua falta de conhecimento filosofico, histórico paleo-cristão, liturgico, e exegético é nítido em seu texto, só para te dar uma dica históriografica cristã lei um sujeito chamado Inacio de Antioquia, veja quem foi e quem sucedeu, e leia uma das suas 7 cartas endereçadas aos ermirnienses, aí voce vai começar a entender o carater sacrificial da santa missa, depois mergulhe no concílio de niceia 325 d.c, e veja como voi berçado o símbolo niceno-constantinopolitano, só pra começar, depois te vejo com mais convicção na una,santa , católica,e apostolica igreja de cristo por ai….. fica com Deus….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s