Uma Dose da Sabedoria de João Calvino

Por João Calvino*

Mateus 8.17 “Para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta.”

Essa profecia tem aparência de ser inapropriada – e até mesmo de difícil ajuste num sentido que não lhe é original: uma vez que Isaías não está falando de milagres, mas da morte de Cristo, nem de benefícios temporais, todavia da graça eterna e espiritual.

Sendo assim, o que indubitavelmente é falado sobre as impurezas da alma, Mateus aplica às doenças do corpo. A solução não é difícil, se o leitor apenas observar que o Evangelista estabelece não meramente o benefício conferido por Cristo àquelas pessoas enfermas, mas o propósito pelo qual Ele curou-lhes as doenças.

Eles experimentaram em seus corpos a graça de Cristo, mas eles deveriam ter visto o propósito: porquanto seria inútil confinar nossa visão a vantagens transitórias, como se o Filho de Deus fosse um médico de corpos. E então? Ele deu vista ao cego, de forma a mostrar que Ele é  “a luz do mundo,” (João 8.12). Ele restaurou a vida ao morto, para provar que Ele é “a ressurreição e a vida,” (João 11.25). Observação similar pode ser feita com aquele que era coxo, ou tinha paralisia.

Seguindo essa analogia, conectamos esses benefícios, os quais Cristo conferiu aos homens na carne, cujo propósito Ele estabeleceu para nós em Mateus, que Ele foi enviado pelo Pai para libertar-nos dos males e misérias.

* Calvin’s Commentaries (Hamony of Matthew, Mark and Luke) Vol. XVI, pág. 251.

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