What’s Your Worldview?

A cosmovisão é tão indispensável para o pensamento quanto a atmosfera é para a respiração. Não se pode pensar em um vácuo intelectual mais do que respirar sem uma atmosfera física. Na maioria do tempo, não se toma a atmosfera ao redor como garantida: se vive mais por meio dela do que a observando. Muito embora se imagina que ela sempre continuará ali…. A cosmovisão forma e informa as experiências do mundo circundante. Como um par de óculos de lentes coloridas, ela afeta o que é visto e como se é visto. Dependo da “cor” das lentes, algumas coisas são percebidas mais facilmente, enquanto outras coisas serão subestimadas ou distorcidas.  Em alguns casos,  não se verá tudo plenamente.

Aqui poucos exemplos para ilustrar como a cosmovisão de uma pessoa afeta o modo de ver as coisas. Suponha que um dia uma amiga próxima lhe conte que ela recentemente se encontrou com um espiritualista que a colocou com um ente amado que morreu há dez anos. Depois disso, você leria um artigo sobre a estátua da Virgem Maria que testemunhas afirmam terem visto a derramar lágrimas de sangue. Você também ouviria novas histórias no rádio sobre possíveis complexos organismos vivos descobertos em Marte. Sua cosmovisão – suas bases de suposições sobre Deus, a origem e a natureza do universo, o começo da humanidade, a vida após a morte e assim por diante – fortemente influenciará o modo como você  irá interpretar essas informações e reagir a elas.

A cosmovisão também determina amplamente as nossas opiniões em matéria de ética e política. O que você pensa sobre aborto, eutanásia, relações do mesmo sexo, educação pública, política econômica, ajuda externa,  uso da força militar,  meio ambiente, direitos dos animais, melhoramento genético quase nenhum dos assuntos mais importantes do dia subjazem em sua cosmovisão menos do que outro.  (Um pouco da introdução)

2014 Popular Theology Book of the Year – World Magazine

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: