Gordon H. Clark

A Confissão de Fé de Westminster, o melhor sumário do conteúdo da Bíblia, diz que Deus é sem partes ou paixões. Partes se refere aos órgãos corporais. Corpos têm partes; mentes, não. Mas Deus é também sem paixões. A palavra Paixões, na mais moderna terminologia afeições, é mais ampla do que o termo emoção. Todavia, inclui o segundo. A paixão ou afeição é o resultado do ser afetado por alguma força externa. Um cachorro é afetado por uma chicotada; um estudante é afetado, algumas vezes, por uma possibilidade de uma boa nota. Há livros modernos de psicologia escritos sobre “a consciência afetiva”. Mas não Deus não é afetado por nada. Ou, em outra tradução do termo grego, Deus não “sofre” nada.
Pelo contrário, não somente a Confissão de Westminster, mas todos ou quase todos os credos históricos dizem que Deus é imutável. Ele não muda. Emoções, no entanto, são repentinas, mudanças involuntárias. Ter emoções seria inconsistente com o estado eterno abençoado de Deus.
Agora, alguém poderia dizer que Deus ama e que o amor é uma emoção. Mas com respeito ao amor, dois pontos precisam ser levantados. Primeiro, O amor de Deus é eterno, portanto não é uma mudança repentina, por isso não é uma emoção. Segundo, Deus nos manda amá-lo. Um mandamento requer obediência voluntária. Portanto o amor que Deus ordena é volitivo; não, emocional. Sem dúvida Deus manda o impossível. Ele nos manda guardar sua lei perfeitamente. Isto não podemos fazer por causa do pecado. A impossibilidade surge de nós; ela não surge de alguma irracionalidade no mandamento. Deus ordena o impossível, mas ele não ordena o absurdo. – Gordon H. Clark em What Is The Christian Life?, pág. 162-163

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s