A Plenitude da Beleza

A Plenitude da Beleza – Tim Challies (Tradução Livre)

Um dos mais importantes livros que li sobre prazer e admiração. Eyes Wide Open de Steve DeWitt impactou-me de muitos modos, mas talvez em primeiro lugar abriu-me os olhos para a beleza por trás da beleza. Aqui há uma curta citação na qual descreve o nosso problema com a beleza.

A criação é bela necessariamente porque o Criador é belo. Deus define a beleza em Sua essência real. Ele é a fonte e o padrão de toda beleza. Mas o conceito da beleza de Deus é difícil de imaginar. Por um motivo, Deus é espírito, a realidade é que isso é um problema; somos limitados em nossa habilidade de entender a beleza de Deus em nossa experiência de beleza que é essencialmente sensorial. Não podemos ver a Deus ou sentir o Seu odor ou tocá-lO. Colossenses 1.15

Sim, este Deus invisível escolheu expressar a plenitude de sua beleza em modos físicos. A amostra não é a beleza em si mesma. Precisamos não confundir a expressão da beleza de Deus com o Seu caráter essencial. Equivocar-se com o gosto de uma mulher pela moda com sua virtude. O mundo criado em toda sua beleza é uma expressão da beleza divina, mas não é a essência do Seu ser. (Embora a amostra visual de Sua beleza na criação seja tão inspiradora, imagine quão maravilhosa Sua beleza essencial deva ser!) Acostuma-nos a pensar sobre a beleza como visual; ao pensar sobre Deus como belo requer uma definição que vai além dos sentidos para a quintessência – coração – da beleza essencial.

Nosso segundo problema com a compreensão da beleza de Deus é que a beleza é geralmente vista como uma categoria de preferência pessoal. Quando julgam a beleza as pessoas frequentemente dizem: “a beleza está nos olhos de quem vê”.  Nossa avaliação da beleza de um objeto ou pessoa é modelado pela nossas percepções e influências culturais.

Estudos mostram que somos profundamente influenciados por nossos pais em nossas definições culturais de beleza. Estes fatos tornam difícil para nós consideramos a beleza de Deus, que não se adeque às categorias culturais ou condicionais de pensamento. A beleza de Deus é divina, eterna e infinita. Ele é belo. Ele sempre foi e eternamente será.

Nossa dificuldade final é que a beleza de Deus desafia nossa habilidade de compreensão. Uma palavra útil ao lidar com beleza divina é inefável. Esta palavra é uma das poucas a se adequar porquanto seu dignificado é “além da compreensão” Deus transcende toda a definição estética. A linguagem humana não pode produzir uma palavra que descreva algo infinitamente desejável. Uma frase popular captura a inefabilidade da beleza de Deus: “É um baque em nossas mentes”. Não podemos ver a beleza de Deus (Deus é espírito) não podemos avaliá-la (Deus transcende a habilidade humana para a crítica); não podemos compreendê-la (Deus é infinito, e nós não).

Então, Por que mesmo tentar envolver nossas mentes em torno da beleza de Deus? Buscamos expressões de beleza, porque o que nós podemos ver e compreender nos atrai para maravilhas tão impressionantes para não desfrutá-las. Sua inefabilidade é entrelaçada com sua desejabilidade. O que eu não posso ver é misteriosamente interessante para mim e me compele a ver tudo o mais. O mesmo é verdade da beleza de Deus e Seus atributos.

 

Anúncios

2 comentários em “A Plenitude da Beleza

  1. Amado, bom dia.

    estava em meu blog e me deparei com um cometário seu
    como abaixo:

    Jovem Resoluto e Reformado 27 de junho de 2010 20:30

    Gostei do seu blog, mano, se quiseres conhecer o meu.Moro em Porto Velho.

    cost4ntini.wordpress.com.

    Não recordo de haver retribuido a gentileza, agora o faço.

    E não deixe de postar, o Facebook é um forum para manifestações de ego.

    Keep walking!

    Grande abraço no Senhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s